Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire

Projetos de pesquisa

Título: Reorientação de práticas pedagógicas em escola do campo na perspectiva Freireana: uma pesquisa em uma escola do campo no município de Vila Velha

Período: 2015-2017

Resumo: Este projeto busca fomentar e acompanhar o processo de reorientação de práticas pedagógicas dos/as educadores/as de uma escola situada na região rural do município de Vila Velha, tendo em vista a construção de práticas compromissadas com os princípios e intencionalidades da Educação do Campo. Assim, ele se compromete com a realização de dois movimentos: um movimento de formação dos/as educadores/as da escola e outro de acompanhamento, registro e análise do processo de reorientação das práticas pedagógicas da mesma. Assume-se nele a perspectiva educacional de Paulo Freire e as contribuições teórico-práticas da Educação do Campo, como principais referências a partir das quais vamos orientar as nossas reflexões, planejamentos e ações sobre os processos de formação e de reorientação de práticas vivenciados, propostos e assumidos pelos sujeitos da escola. O processo de formação continuada dos professores fundamentar-se-á na perspectiva da Formação Permanente de Paulo Freire, sendo que o princípio da reflexão crítica sobre a prática será o principal balizador das intervenções de formação e da construção de possíveis novas práticas, em um movimento de ação-reflexão-ação. A metodologia de levantamento e produção de dados será qualitativa, tendo em vista a busca por compreendermos os sentidos que o processo de formação produz nos diferentes sujeitos da escola envolvidos no processo (professores, gestores, pais, responsáveis, membros da comunidade, funcionários, alunos etc.). A expectativa é que o projeto contribua com a reorientação das perspectivas e práticas pedagógicas dos educadores e educadoras da escola, aproximando-se cada vez mais das demandas e necessidades dos educandos do campo.

Resultados: Podem ser observados no link produções.

 

Título: Didática crítico-libertadora Freireana: fundamentos, conceito, elementos constituintes e práticas

Período: 2018-2020

Resumo: Esta pesquisa trata da Didática Freireana. Com ela, pretende-se sistematizar a concepção Didática Crítico-Libertadora de Paulo Freire, evidenciando os seus fundamentos, conceitos, elementos constituintes e implicações para as práticas pedagógicas. Para se atingir esse objetivo, será feita uma pesquisa bibliográfica que vai se desenvolver sobre onze obras de Paulo Freire, selecionadas de tal modo que abarque as diferentes épocas de produção teórica do autor no século XX (anos 60, anos 70, anos 80 e anos 90). Assim, este trabalho pretende mergulhar no pensamento de Paulo Freire para evidenciar a concepção de Didática que dele emerge. Dessa forma, esperamos contribuir com a reflexão e prática de todos e todas que têm Paulo Freire como referência praxiológica para organizar o trabalho pedagógico no contexto de aula.

Resultados: Podem ser observados no link produções.

 

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